Veja mais

6/recent/ticker-posts

Como combater a Ansiedade

Como combater a Ansiedade

 

Saiba aqui algumas formas de como combater a ansiedade que é um estado caracterizado por medo, apreensão, mal-estar, desconforto, insegurança, estranheza do ambiente ou de si mesmo e, muito frequentemente, pela sensação de que algo desagradável está para acontecer. Além dos medicamentos convencionais, existem para tratar desse estado, algumas alternativas naturais que podem nos ajudar a controlar a ansiedade. 

A ideia aqui neste artigo é demonstrar métodos nos quais ajudam a tratar e combater a ansiedade, mas sempre indicamos entrar em contato com um especialista para avaliar a melhor forma para seguir como tratamento.

Veja abaixo algumas dessas formas naturais:

Pratique atividades físicas

Pratique atividades físicas


A forma mais comum e recomendada de controlar a ansiedade é através da prática de exercícios. Praticar atividades físicas ajuda a lidar com estados de ansiedade, pois eleva a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer, além de desestressar, dará leveza ao corpo e diversos outros benefícios para o bem de sua saúde.

Essa forma costuma funcionar, mas depende muito da disposição da pessoa, uma vez que nem todo mundo gosta de praticar exercícios.

Caminhar, ou correr algumas vezes durante a semana, por pelo menos meia hora, já pode ajudar a lidar com a ansiedade. O momento da caminhada por exemplo, além de ser um exercício para o corpo, tal como academia, ou algum outro esporte, também pode ser aproveitado para trabalhar a mente, sob a forma da meditação ativa. 

Quando você anda, sua mente clareia da melhor forma possível, logo poderá pensar e repensar em muitas coisas do seu dia-a-dia, porém de forma mais descontraída e sem pressão, pois seu corpo está jogando para fora e te trazendo a leveza na qual necessita. A caminhada de meia hora é um movimento repetitivo e você acaba pensando nos pontos geradores de ansiedade que precisa trabalhar.

Reduzir o estresse do cotidiano



Pessoas que possuem tendência à ansiedade precisam reduzir seu estresse diário e existem diversas formas de fazer isso, no qual uma delas mencionamos acima que através da prática de esportes, ainda assim, para aquelas pessoas que ficam estressadas maior facilidade, recomendamos sessões de acupuntura regulares, além de meditação.

A ioga é um tipo de exercício que oferece ao praticante a possibilidade de aprender a controlar sua mente e seu corpo. Tal controle é obtido através de uma combinação de técnicas respiratórias, corporais e de meditação, além de ter como resultados o aumento da flexibilidade, fortalecimento dos músculos, aumento de vitalidade e maior controle sobre o estresse.

Como mais uma alternativa, as massagens também tem esse poder de controlar a ansiedade, pois os músculos passam a relaxar, consequentemente os pensamentos estressantes tendem a cessar gradativamente. Se a abordagem for mais oriental, é ainda melhor, pois há um equilíbrio emocional melhor.

Controle da respiração



Para reduzir as reações do sistema nervoso, devemos fazer o controle da respiração e isto pode ser feito compassando a respiração, inspirando lentamente pelo nariz, com a boca fechada.

Depois disso ao inspirar, deixar o abdômen expandir-se, ou seja, estufar a barriga e não o peito. Por fim, expirar lentamente, expelindo o ar pela boca. Este procedimento pode ser feito em qualquer lugar e a qualquer momento. Além disso, quando você estiver em um ambiente silencioso e com possibilidade de ficar deitado, use este momento para relaxar, esvaziar a mente e manter o controle da situação. O relaxamento combinado com a respiração diafragmática, com toda a certeza, reduzirá a respiração ofegante, a taquicardia e o tremor.

Organize melhor suas rotinas



Quem possui a rotina bagunçada tende se gastar mais tempo para achar o que precisa, acumula coisas sem utilidade, dificultando o bem-estar e acaba por criar sentimentos de ansiedade. Seja trabalhar, estudar e viver em ambiente minimamente organizado ajuda no equilíbrio emocional e controle da ansiedade. Além disso, é comprovado que pessoas com uma organização maior do seu tempo e coisas conseguem aproveitar melhor seu dia-a-dia, o que reduz muitos fatores causadores de ansiedade.

Uma coisa é certa e tenha sempre ciência disso, não se irrite ou se desespere com imprevistos, pois eles são completamente normais e nem sempre nossos planos são seguidos à risca.

Esteja com quem você gosta



Conviver com pessoas queridas seja da família, amigos e conhecimentos, ou até seu grande amor faz toda diferença na qualidade de vida. A companhia de quem amamos é especial para nosso emocional. Quem está bem vive mais relaxado e menos ansioso.

Autoconfiança



A ideia aqui é simples, confie em si mesmo, não se coloque para baixo, mesmo nas adversidades, invista em você e procure se motivar sempre que possível. Com toda a certeza a batalha contra a ansiedade poderá ser vencida, pois você controla o que pensa, se pensar em algo positivo, a tendência é que coisas positivas ocorrerão, tenha sempre isso em mente que você sempre pode mais.

Auto-Hipnose



A auto-hipnose tem um papel importante para o combate à ansiedade, resumidamente a pessoa dará comandos para sua mente, consequentemente o comando será obedecido automaticamente, sem nenhum questionamento.

Este procedimento poderá ser feito por um especialista da área de hipnose, no qual ele será responsável por dar os devidos comandos à seu cérebro, como da para própria pessoa fazer, desde que ela se concentre ao máximo, conheça uma base de hipnose e dê os devidos comandos para si o mais relaxado possível.

Veja neste artigo onde abordamos o que é hipnose. Conheça também o curso Mentalidade Improvável, no qual é um curso que aborda o conhecimento aprofundado de hipnose, um conhecimento que vai destravar sua mente e também mudará sua percepção de ver as coisas. Aproveite por até 7 dias grátis as vídeo-aulas com um especialista de hipnose.

Por fim:

Há ainda diversas outras formas de se controlar/combater a ansiedade, mas conforme pode analisar a essência de cada item, a chave para de fato conseguir superar esses momentos de tensão está no relaxamento, pois ele está presente em todos os momentos, mesmo que oculto entre as palavras, com certeza nas ações ele estará presente.

Postar um comentário

0 Comentários