Veja mais

6/recent/ticker-posts

O que é estilo de vida saudável

O que é estilo de vida saudável


O que é estilo de vida saudável? Se trata de um conceito amplo e que tem muitos aspectos, tais aspectos do estilo de vida se combinam para influenciar a saúde individual em todas as áreas: física, mental, espiritual e social. O estilo de vida também inclui as relações de trabalho, recreativas, em casa e na família.

Porque é importante ter um estilo de vida saudável?

Um estilo de vida saudável ajuda a manter o corpo em forma e a mente alerta. Ajuda a prevenir de doenças e a impedir que as doenças crônicas piorem. Isto é importante, pois à medida que o corpo envelhece, começa-se a notar alterações nos músculos e nas articulações e um declínio na sensação de "força" física. Um estilo de vida saudável vai desde a saúde preventiva, boa alimentação e controle do peso, uma rotina de exercícios regulares, e evitar substâncias nocivas ao organismo.

Um bom estilo de vida saudável deve ser desenvolvido o mais cedo possível, quanto mais jovem melhor. Tais hábitos devem ser mantidos durante a vida adulta e na idade madura principalmente.

6 passos para um estilo de vida saudável

1. Dormir bem

Dormir bem
Assim como se alimentar e praticar exercícios são atos essenciais para uma vida saudável, dormir não é diferente. O sono é o momento de repouso do organismo, em que o cérebro descarta resíduos para poder revigorar suas energias para o que vem a seguir.

A privação do sono de qualidade contribui para o aumento do nível de estresse, falta de memória, de atenção e de concentração.

São necessárias/recomendadas de 6 a 8 horas de sono ao dia para que, a pessoa ao acordar, esteja descansada e recobre a energia para mais um dia.

2. Praticar exercícios físicos

Praticar exercícios físicos
A atividade física regular não ajuda somente a manter corpo saudável e bonito esteticamente, mas é fundamental na prevenção de diversos problemas de saúde. De nada adianta uma alimentação regrada, se o corpo permanece parado.

Nos dias atuais, existem diversos tipos de exercícios físicos para todos os públicos, que vão desde esportes:  futebol, vôlei, caminhada, corrida, a própria academia é um local que poderá executar diversos tipos de exercícios, tais como: aumento de massa muscular, perca de peso, definição muscular, ginástica, dentre muitos outros.

Veja também neste artigo: Dicas fitness para entrar em forma, no qual abordamos algumas dicas para seguir uma rotina saudável, o que com toda a certeza deixará seu estresse de lado e poderá desfrutar do seu bem estar da melhor forma possível. 

3. Ter uma dieta balanceada

Ter uma dieta balanceada
Grande parte dos nossos problemas de saúde certamente estão diretamente ligados à nossa má alimentação. Para que você viva mais e com qualidade, é fundamental uma alimentação equilibrada. 

Seguir as orientações de um nutricionista sempre é o melhor caminho. O profissional pode avaliar seu organismo com precisão e montar um plano exatamente de acordo com seus objetivos, incluindo na sua rotina, uma boa alimentação e atividade física.


4. Trabalhar com o que sente prazer

Trabalhar com o que sente prazer
A possibilidade de unir o prazer de fazer o que gosta ao trabalho diário pode proporcionar muita felicidade e muito dinheiro. O dinheiro claramente é só uma consequência de um trabalho bem feito.

Infelizmente nem sempre podemos trabalhar com o que realmente gostamos, porém se isso não for possível, permita-se arriscar em outro trabalho, se não for possível arriscar, pelo menos compense fazer tudo o que gosta fora do horário de trabalho, iniciar projetos que sempre sonhou fora do seu expediente, enfim, são inúmeras possibilidades que pode trazer ainda mais motivação para sua vida.

5. Manter os exames em dia

Manter os exames em dia
A saúde é consequência das nossas escolhas e dos nossos hábitos de vida. O acompanhamento médico preventivo da saúde ainda é a melhor opção para quem busca a saúde constante e com qualidade durante a longevidade.

Vale lembrar que após os 40 anos de idade, é fundamental que se realize um check-up clínico e cardiológico anualmente, o que pode prevenir e tratar muitas patologias assintomáticas ou com leves sintomas, que muitas vezes são ignorados no nosso dia a dia.

6. Dar o devido tempo para o que gosta de fazer

Dar o devido tempo para o que gosta de fazer
Dê um tempo a você, pois merece! Fazer amigos, sair, rir,  ter relações sexuais, são diversas coisas que fazem bem. Liberam o hormônio da  ocitocina reduz a tensão arterial e o estresse.

Então após seu expediente de trabalho, procure fazer o que se sente bem, nos finais de semana, use-o com sabedoria e descontração, pois são dias essenciais para carregar as baterias para mais uma semana de rotina intensa.

Postar um comentário

0 Comentários