Veja mais

6/recent/ticker-posts

Como controlar a raiva

 

Saiba aqui, como controlar a raiva, pois geralmente quando chegamos a este estado, reverter o cenário com certeza não é uma tarefa fácil. Por exemplo, quando alguém fura a fila na sua frente, ou te dá uma fechada no trânsito, o sangue parece ferver e a reação é tão rápida que parece escapar do controle.

Por mais que a raiva na maioria dos casos uma emoção interpretada de forma negativa, também pode ser positiva. Devido à grande intensidade, no entanto, as pessoas possuem dificuldade de controlá-la. Na verdade, a maioria acha não ser possível obter o controle de fato.

Algumas formas muito usadas pelas pessoas para expressar a raiva são por meio de gritos, xingamentos, brigas físicas, além da internet através de comentários ofensivos. Vemos esses comportamentos em todo lugar, quase que a todo momento, porém é possível contornar este comportamento na maioria dos casos de forma saudável.


O que é a raiva e quais seus principais efeitos?

Basicamente a raiva é um estado emocional que modifica o humor, na maioria das vezes de forma negativa, podendo muitas vezes chegar ao extremo. Além da alteração do humor, a raiva aumenta a frequência cardíaca e a pressão sanguínea bem como os níveis de hormônios da energia, como a adrenalina e a noradrenalina.

Uma pessoa que vive enraivecida com a tudo na vida tem maiores chances de desenvolver pressão alta e ter um ataque cardíaco. O aumento nos níveis de adrenalina também aumenta a pressão arterial, além de causar tontura, dor de cabeça, taquicardia e sensação de morte iminente.

Devido a esses efeitos colaterais, não saudável alimentar os impulsos raivosos e sair por aí querendo brigar com o mundo, ou querer descontar sua raiva em alguém. A raiva é uma resposta às ameaças e serve para um indivíduo ter força e energia para se defender.

Atualmente existem formas pacíficas de se resolver problemas conflitantes e raivosos, no qual é preciso ser trabalhado e muito nos dias de hoje. É por isso que as pessoas costumam dizer que alguém com muita raiva “perdeu a razão”, ou “perdeu a cabeça”.

Como controlar, ou simplesmente lidar com a raiva?

Não é fácil lidar com a raiva, porém também não é um bicho de 7 cabeças. A partir do momento em que você consegue entender a si mesmo, refletir melhor à situação, é mais fácil de chegar a uma solução coerente.

Respire fundo e conte até 10...

Na hora da raiva, por mais velha que seja a tática de respirar fundo, contar até 10 respirando profundamente, de fato é mais fácil falar do que fazer. Ainda sim é uma técnica super útil para sair desses momentos conturbados de raiva, para complementar com a respiração e a contagem, busque um local no qual possa se sentar, relaxar a musculatura e se esforçar ao máximo para esvaziar a mente e não dar brecha para os pensamentos negativos.

Feito ali, por aproximadamente um a dois minutos, se recomponha e analise melhor a situação, pois com a mente mais clara, poderá resolver o problema com maior e melhor assertividade e sem gerar maiores transtornos.

Compartilhe seus sentimentos com outras pessoas

Compartilhe algum sentimento, ou informação com outras pessoas, pois acaso você guarde isso contigo, em um dado momento pode se tornar uma panela de pressão, onde a qualquer momento poderá explodir, ou até mesmo o acúmulo de muitos sentimentos retidos podem causar muitos danos a seu psicológico. As vezes compartilhar algum problema, ou insatisfação com alguém o fará ficar mais tranquilo e sem nenhum sentimento de pesar na consciência.

Repense seu estado atual

Entenda como está seu sentimento atual, se o caso for a raiva, tenha em mente que todo mundo tem dias ruins de tempos em tempos e que amanhã será um novo dia. Então aceite que não está em um bom momento, reflita e tente contornar a situação, se possível se ausente do local que o deixou estressado e faça uso da tática da respiração, a reflexão será bem melhor a partir daí.

Substitua o momento da raiva pelo humor, mas sem ironia

Encontrar um motivo para rir no momento do estresse pode ajudá-lo a manter o equilíbrio e tranquiliza-lo. Vale lembrar que isso não significa que você deva simplesmente rir de seus problemas, mas olhar para eles de uma maneira mais alegre pode ajudar.

Se o problema estiver ocorrendo em contato com outra pessoa, tente não utilizar do artifício de ironia, pois para você pode soar alguma coisa engraçado, mas de certa forma poderá atacar a outra pessoa, direta ou indiretamente, o que não fará sentido o combate contra a raiva.

Tire um tempo para se cuidar

Faça uma pausa de alguns minutos e tire um tempo para si mesmo. Se for no trabalho, vá tomar uma água, ou saia até um lugar que tenha contato com o ar livre para tomar um ar. Se estiver em casa, saia para caminhar, coloque fones de ouvido para desfocar do que te impede de ficar feliz... enfim há tantas possibilidades que aquele tempinho para você será algo satisfatório e muito proveitoso.

Perdoe

Caso o motivo da raiva tenha sido por causa de alguém que tenha feito algo de errado para você, é importante que você viva o momento, mas não o viva para sempre. Guardar rancor não faz bem para o nosso bem-estar mental, por isso aprenda a perdoar, mesmo que a pessoa não tenha feito um pedido oficial de desculpas. Este sentimento é recíproco, quando causar alguma raiva a alguém, tente perdoar, por mais difícil que seja, é um ato que resolve muitos problemas.

Pense pelo lado positivo das coisas

Mesmo nas adversidades é possível encontrar o lado positivo e aprender com isso. Ainda assim, existem momentos que é na hora ruim que realmente conseguimos obter o aprendizado que precisamos, então reflita o que pode extrair de cada problema, por mais negativo e traumático que possa ter sido. 

Basicamente essa é uma outra ótica na qual poderá enxergar a resolução de sua raiva momentânea, sempre haverá o lado negativo e positivo das coisas, agora vai de você se esforçar para analisar ambos e colocar na balança se vale a pena persistir no sentimento da raiva.

Procure a ajuda de um profissional

É um sentimento normal sentir-se chateado, ou irritado de vez em quando, porém se não consegue controlar a raiva e o mau humor, talvez seja hora de pedir ajuda de um especialista.

Se sua raiva está afetando seus relacionamentos e bem-estar, conversar com um terapeuta qualificado pode ajudá-lo a trabalhar com as fontes de sua raiva e a desenvolver melhores ferramentas de enfrentamento e canalização para tarefas produtivas.

Claro, tente utilizar dos outros artifícios que mencionamos para controle do sentimento de raiva, se nenhuma das possibilidades tiver lhe ajudando, aconselhamos procurar um especialista.

Postar um comentário

0 Comentários